Escolha uma Página

             Se você deseja trabalhar legalmente nos Estados Unidos, será necessário obter uma autorização de trabalho, esta autorização pode ser obtida por meio de casamento com um cidadão americano, ou através de um variado set de vistos como H1B, H2, L1A, L1B ou até mesmos algumas categorias de vistos para estudantes como o J1.

Um dos vistos mais utilizados por pessoas ao redor do mundo é o H1, este visto permite que uma pessoa trabalhe nos Estados Unidos por um período de 3 anos renováveis por mais trés, não podendo ser renovado alem dos seis anos, a menos que a pessoa tenho uma petição I-140 “Immigrant Petition for Alien Workers” aprovada antes do seu quinto ano de H1B.

Uma característica muito importante deste visto, é o seu caráter de dupla intenção. E o que isto significa? Basicamente este visto permite que durante o seu tempo de trabalho nos estados unidos, um pedido de green card seja feito em seu benefício pela empresa contratante.

Agora vamos as características e processo para a obtenção do visto H1B.

Primeira regra não acredite piamente em propaganda de empresas privadas lhe oferecendo o serviço de obtenção deste visto, todo o processo de aplicação, obtenção assim como o pagamento de todas as taxas envolvidas, são de responsabilidade da empresa contratante, o papel do contratado é o de fornecer documentos e provas de que todas as informações fornecidas são verdadeiras.

O H1B é voltado a profissionais com alto grau de especialização portadores de um diploma universitário em uma variedade de profissões, como, engenharia, computação arquitetura entre outras. Certas exceções são aplicáveis quando o profissional consegue provar um nível de conhecimento e tempo de trabalho equivalente a um diploma universitário.

Uma vez recebido o H1B a pessoa deve permanecer empregada na empresa patrocinadora durante todo o tempo de validade do visto, caso a mesma perca ou saia do emprego um período de graça de 60 dias é dado para que a pessoa transfira o visto para outra empresa, caso a mudança não ocorra dentro deste período a pessoa deve retornar ao seu país de origem.

Encontrei uma empresa patrocinadora, em quanto tempo posso conseguir o visto H1B?

Neste caso eu gostaria que a resposta fosse simples, mas não é, Existe um limite de visto disponíveis por ano e geralmente mais pessoas interessadas do que a quantidade disponível. Para o H1B existem 65000 vistos alocados para pessoas que possuem diploma universitário obtido dentro ou fora dos Estados Unidos. Em adição a estes 65000 exitem ainda uma cota de 25000 vistos para pessoas portadoras de uma pós graduação obtida dentro dos Estados Unidos. E por ultimo 1400 vistos para cuidadões Chilenos e 5400 para pessoas de Cingapura estes dois últimos devido a tratados comerciais entre os países e os Estados Unidos.

Como o numero de aplicantes é geralmente maior do que o número de vistos disponíveis, uma loteria é feita entre todas a petições e os selecionados ganham o direito de continuar para a próxima fase. Onde serão analisados todos os documentos tanto da empresa quanto do profissional. Esta analise envolve vários fatores inclusive se o profissional em questão esta aplicando para uma vaga que realmente necessite alguém com habilidades especiais. Em muitos casos os pedidos são negados por inconsistência nas informações ou pelo não enquadramento da empresa nos requisitos básico para se patrocinar um visto H1B.

Por último, uma vez conseguido o visto, os familiares do aplicante menores de 21 anos podem aplicar para o visto H4 e se mudarem para os Estados Unidos na data especificada na aprovação. Aqui cabe um parenteses, portadores do visto H4 não podem trabalhar de forma remunerada dentro dos Estados Unidos mas podem sim estudar e praticar trabalhos não remunerados.

Nos próximos artigos iremos entender um pouco mais do processo para aquisição do Visto H1B e outros relacionados a imigração.